Dia do Folclore!

22 de Agosto: Dia do FOLCLORE

Desde 1965, no Brasil, temos um dia oficial para comemorarmos as nossas tradições folclóricas: o dia 22 de agosto.
A palavra Folclore significa conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressadas em provérbios, contos ou canções. O termo, tirado da língua inglesa, é formado por duas palavras: folk. que quer dizer gente, povo, e lore, que significa conhecimento, sabedoria, estudo. portanto, o folclore é exatamente o “saber do povo”.
Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, mitos , histórias, canções, danças, costumes e etc.
Quando falamos de Folclore lembramos sempre de um personagem simbolo dessa tradição popular. O Saci-Pererê (representado por um menino que tem apenas uma perna. sempre com seu cachimbo e um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos).

Os alunos do Pré-I, estão trabalhando sobre o Folclore. Realizaram pesquisa com as famílias, descobriram e conheceram lendas. Se divertiram com algumas brincadeiras e cantigas folclóricas com a ajuda de Tia Elô (Psicomotricidade), e também confeccionamos o nosso SACI de origami. E as descobertas do Folclore continuam…

 

DIA DO FOLCLORE!
Durante o mês de agosto as crianças do Pré II estão estudando o Folclore Brasileiro.
conhecendo seus personagens, fazendo brincadeiras, cantando músicas, fazendo cirandas, recitando parlendas.
Como nosso Folclore é rico!
hoje fizeram o fantoche do saci e conheceram a sua história.