Regulamento Interno


I – Da Finalidade

O PENSIONATO, como atividade do INSA, baseado nos princípios educativos de Dom Bosco: Razão – Amor – Religião, oferece às jovens estudantes, ENTRANDO NA GRADUAÇÃO do sexo feminino um ambiente de família e de mútua confiança, que será regido pelas cláusulas e condições constantes do seu Estatuto, assim como por este Regulamento, que será divulgado a todas as pensionistas, para que seja cumprido, após sua aceitação como se segue:

II – Da Admissão 

São condições essenciais para admissão como pensionista:

  1. uma referência e a presença da família (pai e/ou mãe);
  2. ter idade mínima de 18 anos;
  3. ser ESTUDANTE, ENTRANDO NA UNIVERSIDADE
  4. possuir domicílio fora do Município do Rio de Janeiro. Situações diferentes serão analisadas e decididas pela equipe da Diretoria;
  5. fazer uma entrevista prévia com a responsável pelo PENSIONATO ;
  6. após a entrevista sendo admitida, lerá o regulamento, assinando-o e comprometendo-se a cumpri-lo;
  7. preencher e assinar a ficha de inscrição;
  8. entregar xerox de:
  • carteira de identidade;
  • título de eleitor;
  • CPF
  • comprovante de residência da família
  • uma fotografia 3X4, colorida e recente;
  • atestado médico (sanidade física e mental);
  • declaração (atual) de matrícula e de freqüência em faculdade ou curso;

Trazer os documentos originais para conferência

  1. i)garantir a vaga mediante o pagamento do valor da primeira mensalidade, no ato da assinatura do CONTRATO.

III – Da Exclusão

São condições para exclusão de pensionistas:

  1. a)concluir seus estudos;
  2. b)desprezar formalmente este regulamento;
  3. c)deixar de cumprir qualquer norma constante deste regulamento;
  4. d)inconveniência notória de comportamento, mesmo fora do Pensionato.

OBSERVAÇÃO: A Diretoria, em caso especial, poderá dar um prazo, a seu critério, para que a pensionista possa providenciar nova residência.

IV – Dos Direitos das Pensionistas

Conforme previamente contratado, o PENSIONATO  fornecerá:

  1. a) Suíte;
  2. b)Quarto individual;
  3. c)Quarto individual Max;
  4. d)Suíte com ar condicionado

Nos quartos terão:

  • Cama;
  • Conjunto de mesa e cadeira;
  • Armário para guardar pertences;
  • Banheiro com chuveiro.
  • Estante

 Na recepção existem três telefones públicos

  • No terraço estão os tanques e varais para lavar e secar roupas;
  • O que pode ser ligado nos quartos: televisão, computador, circulador de ar e frigobar ou geladeira pequena – com o mesmo consumo de energia do frigobar (de fácil locomoção e em perfeito estado para a conservação do piso), microondas pequeno ( antes de comprar, a pensionista deve comunicar na tesouraria para obter as especificações do aparelho e só pode ser instalado pelo funcionário do pensionato). É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA.

            Não é permitido atravancar o quarto com muitos pertences. Organize-se e evite acúmulo de objetos. É necessário manter o quarto e banheiro ordenado e limpo. Para solicitação de consertos de qualquer ordem: descagas, chuveiros, internet e outros que necessite um funcionário ou profissional de fora, a partir de agora só será feito depois de constatada, pela responsável do Pensionato, ordem e limpeza  no ambiente. Portanto evite problemas mantendo seu espaço  de estadia no Pensionato, possivel de ser visitado. A Responsável também fará visitas para verificação a cada dois meses, sem prévio aviso e com a presença da pensionista.

 

V – Dos Deveres das Pensionistas

É DEVER da Pensionista:

  1. a)   Colaborar para que o pensionato seja ambiente de fraternidade, ordem, disciplina e respeito às pessoas e aos princípios morais condizentes com o ambiente comum do PENSIONATO.
  2. b)   Usar trajes e ter atitudes também condizentes com o este ambiente.
  3. c)   Manter tom de voz baixo nos corredores e quartos. Após às 22 horas não é permitido visitar as colegas em seus quartos.
  4. d)   É permitido usar a sala de TV até às 23:30 horas, com volume baixo, que não incomode as pessoas que aqui residem. Às 23:30 será  desligada;
  5. e)    Responsabilizar-se pela higiene do próprio apartamento e mantê-lo ordenado. No piso, que é sintecado, usar somente pano úmido.
  6. f)    Não é permitido estender roupas, colocar plantas, sapatos, bacias e outros objetos nas janelas. Ainda, não deixar vasilhas nas cozinhas.
  7. g)   Avisar a Diretoria, em caso de doença, para assistência necessária. Se o tratamento exigir longo período, a família da pensionista será notificada para assumir, naturalmente, esta responsabilidade; e qualquer coisa diferente da rotina.
  8. h)   Tratar as colegas e o pessoal da casa com compreensão e delicadeza.
  9. i)    Ao sair para dormir fora do PENSIONATO ou viajar, deixar o endereço de onde vai, o número do telefone e a data de retorno, registrados no livro próprio, na portaria.
  10. j)   Desejando deixar definitivamente o PENSIONATO, avisar com 30 (trinta) dias de antecedência, quitando os dias que permanecer no pensionato. Caso não avise com antecedência de 30 dias será cobrado integral , o mês.
  11. k) Pagar em dia os valores contratados.
  12. l) Pagamento de garagem e internet são efetuados na tesouraria.

A pensionista que necessitar   entrar no quarto de outra pensionista,  deverá deixar  por escrito na portaria a autorização de sua entrada no quarto.

 

VI – Do Horário

 O horário de funcionamento do PENSIONATO é:

Ú N I C O: das 5:30 às 23:30 horas, inclusive aos domingos e feriados, sendo vedado o ingresso no Pensionato, fora deste horário. No Sábado o horário é liberado.

VII – Das Disposições Gerais

  1. a)   A limpeza dos quartos será feita pela própria pensionista que o manterá organizado e limpo. Não é permitido deixar lixo no corredor, ou rol da lixeira. Há local para colocar sacos com lixo em cada andar.
  2. b)   Exige-se em cada quarto uma cortina de cor branca ou bege-clara para as janelas: Medida (2×2 mt ) suporte já instalado ( trilho de alumínio);
  3. c)     O PENSIONATO não fornecerá toalhas, lençóis, fronhas, cobertores ou travesseiros e colchão (1,88m x 0,77m);
  4. d)    Não é permitido o acesso a pessoas que não sejam pensionistas – aos quartos (Mães ou irmãs, somente com a licença da responsável pelo pensionato)
  5. e)    O que for quebrado ou danificado pela pensionista DEVERÁ ser indenizado, inclusive consertos no próprio quarto; Controle remoto do ar refrigerado é de responsabilidade da pensionista, se perder ou danificar, como também a troca de lâmpadas do quarto e banheiro.
  6. f)     O namoro deve ser respeitoso e compatível com o ambiente. Não é permitido ficar na Rua, nem próximo ao portão, mesmo que seja no carro. É PERIGOSO.
  7. g)    Respeitar o horário de silêncio, evitando fazer barulhos com o uso de aparelhos sonoros e com a própria voz.
  8. h)    Em caso de gravidez a pensionista terá o prazo máximo de 30 dias para deixar o pensionato;
  9. i)     Zelar pela conservação do quarto e objetos postos a seu uso. Não é permitido colocar pregos, durex, e adesivos nas portas, paredes e janelas. Na vistoria de saída será cobrada uma taxa por cada item desrespeitado.
  10. j)     Colaborar para que as torneiras sejam devidamente fechadas. Evitar também o desperdício de luz.
  11. k)    Sempre que se ausentar de casa deixar a janela do quarto bem fechada, e os aparelhos desligados. E nunca sair deixando velas acesas no quarto ou banheiro.
  12. l)     É permitido passar roupa no quarto, devendo cada uma ter seu ferro elétrico automático;
  13. m)   Não usar o tempo de trabalho dos funcionários da casa para serviços particulares.
  14. n)    Todo lixo deve ser embalado em saco plástico. Apagar o palito de fósforo ao jogá-lo na lixeira. Antes de se retirar da cozinha, verificar se o fogão está devidamente desligado. Após 23:30 não é permitido usar o fogão. Caso necessite deve avisar ao porteiro noturno que você está usando o fogão.
  15. o)    Avisar, por escrito, no caderno de comunicação na portaria (nunca diretamente aos funcionários), qualquer estrago ou reparo de manutenção;
  16. p)    Sempre que necessário, a responsável pelo PENSIONATO terá acesso aos quartos.
  17. q)    Só é permitido utilizar lâmpadas de até 60 velas (banheiro) e até 100 velas (quarto);
  18. r)     Não é permitido colocar trincos com correntes ou semelhantes nas portas e janelas dos quartos.
  19. s)     O PENSIONATO não se responsabiliza por objetos, valores ou dinheiro no interior do Pensionato.
  20. t)     O INSA fará vistoria técnica ao final de cada ano em todos os ambientes, inclusive nos apartamentos.
  21. u)     INSA fará eventualmente o uso dos espaços externos para reuniões, festas, jogos etc.
  22. v)    A chave do quarto deve ser entregue na portaria toda vez que a pensionista sair de casa, retirando-a ao chegar. Isto facilitará o controle de ausências diurnas e noturnas, bem como a fixação de recados.
  23. x)     O telefone é comercial e deverá ser usado apenas para rápidas notícias e /ou contatos até às 23:00 horas
  24. y)     Pedido de mudança de quarto deverá ser feito, por escrito, à Tesouraria.
  25. z) Semestralmente uma empresa faz dedetização em todos os ambientes. É obrigatório deixar a chave do quarto quando solicitado através de aviso nos elevadores, com antecedência de 04 (quatro) dias para      que você deixe o quarto arrumado para a entrada do profissional acompanhado da funcionária do Pensionato.

VIII – Das VEDAÇÕES

É expressamente proibido para a pensionista:

  1. a)      Comunicar-se através das janelas falando de um prédio para o outro. Quando necessário, usar o telefone interno.
  2. b)      Colocar em qualquer parte do edifício, tanto interno como externo, avisos, quadros, letreiros, papéis ou outros semelhantes.
  3. c)      Deixar lixos e outros pertences nas portas do quarto, corredores, chão da lixeira, jogar pela janela papéis e outros detritos.
  4. d)      Colocar objetos próprios no corredor para fazer limpeza.
  5. e)      O USO DE MICROONDAS e USO DE AR-CONDICIONADO PESSOAL
  6. f)       É expressamente proibido, guardar no seu quarto objetos de outras pensionistas.
  7. g)     É EXPRESSAMENTE PROIBIDO CONSUMIR BEBIDAS ALCÓLICAS NO INTERIOR DO PENSIONATO.
  8. h) É EXPRESSAMENTE PROIBIDO FUMAR  OU PORTAR ACESO CIGARROS, CHARUTOS, ETC.      EM  QUALQUER RECINTO DO INSA, INCLUSIVE NO  PRÓPRIO QUARTO E BANHEIRO.

 

HORÁRIOS PARA MUDANÇAS E ATENDIMENTOS

  • As mudanças e atendimento às pensionistas devem acontecer das 08:00h ás 16:00h. Sábados, domingos, dias santos e feriados não SÃO Permitidas Mudanças  nem  para sair nem para entrar.
  • Ao deixar o Pensionato solicitar vistoria da responsável do mesmo ou pessoa delegada por ela.  Após a Verificação do nada-consta, deixar a chave na portaria.

IX – Disposição Especial

          Este regulamento poderá ser alterado mediante proposta do PENSIONATO, assim como revogam-se todas as disposições contidas em regulamentos anteriores.

Ir. Teresinha Ambrosim

Diretora

Endereço

Travessa da Soledade, 25
Praça da Bandeira – RJ

Telefones:
(21) 2293-2591 | 2293-2698

 

Como Chegar