I – Da Finalidade
O PENSIONATO, como atividade do INSA, baseado nos princípios educativos de Dom Bosco: Razão – Amor – Religião, oferece às jovens estudantes, ENTRANDO NA GRADUAÇÃO do sexo feminino um ambiente de família e de mútua confiança, que será regido pelas cláusulas e condições constantes do seu Estatuto, assim como por este Regulamento, que será divulgado a todas as pensionistas, para que seja cumprido, após sua aceitação como se segue:
II – Da Admissão
São condições essenciais para admissão como pensionista:
- uma referência e a presença da família (pai e/ou mãe);
- ter idade mínima de 18 anos;
- ser ESTUDANTE, ENTRANDO NA UNIVERSIDADE
- possuir domicílio fora do Município do Rio de Janeiro. Situações diferentes serão analisadas e decididas pela equipe da Diretoria;
- fazer uma entrevista prévia com a responsável pelo PENSIONATO ;
- após a entrevista sendo admitida, lerá o regulamento, assinando-o e comprometendo-se a cumpri-lo;
- preencher e assinar a ficha de inscrição;
- entregar xerox de:
- carteira de identidade;
- título de eleitor;
- CPF
- comprovante de residência da família
- uma fotografia 3X4, colorida e recente;
- atestado médico (sanidade física e mental);
- declaração (atual) de matrícula e de freqüência em faculdade ou curso;
Trazer os documentos originais para conferência
- i)garantir a vaga mediante o pagamento do valor da primeira mensalidade, no ato da assinatura do CONTRATO.
III – Da Exclusão
São condições para exclusão de pensionistas:
a)concluir seus estudos;
b)desprezar formalmente este regulamento;
c)deixar de cumprir qualquer norma constante deste regulamento;
d)inconveniência notória de comportamento, mesmo fora do Pensionato.
OBSERVAÇÃO: A Diretoria, em caso especial, poderá dar um prazo, a seu critério, para que a pensionista possa providenciar nova residência.
IV – Dos Direitos das Pensionistas
Conforme previamente contratado, o PENSIONATO fornecerá:
a) Suíte;
b)Quarto individual;
c)Quarto individual Max;
d)Suíte com ar condicionado
Nos quartos terão:
- Cama;
- Conjunto de mesa e cadeira;
- Armário para guardar pertences;
- Banheiro com chuveiro.
- Estante
- Criado mudo
- No terraço estão os tanques e varais para lavar e secar roupas;
- O que pode ser ligado nos quartos: televisão, computador, circulador de ar e frigobar ou geladeira pequena – com o mesmo consumo de energia do frigobar (de fácil locomoção e em perfeito estado para a conservação do piso), microondas pequeno ( antes de comprar, a pensionista deve comunicar na tesouraria para obter as especificações do aparelho e só pode ser instalado pelo funcionário do pensionato). É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA.
- Não é permitido atravancar o quarto com muitos pertences. Organize-se e evite acúmulo de objetos. É necessário manter o quarto e banheiro ordenado e limpo.
- Para solicitação de consertos de qualquer ordem: descargas, chuveiros, internet e outros que necessite um funcionário ou profissional de fora, a partir de agora só será feito depois de constatada, pela responsável do Pensionato, ordem e limpeza no ambiente. Portanto evite problemas mantendo seu espaço de estadia no Pensionato, possível de ser visitado.
- A Responsável também poderá fazer visitas para verificação a cada dois meses, sem prévio aviso e com a presença da pensionista.
V – Dos Deveres das Pensionistas
É DEVER da Pensionista:
- a) Colaborar para que o pensionato seja ambiente de fraternidade, ordem, disciplina e respeito às pessoas e aos princípios morais condizentes com o ambiente comum do PENSIONATO.
- b) Usar trajes e ter atitudes também condizentes com o este ambiente.
- c) Manter tom de voz baixo nos corredores e quartos. Após às 22 horas não é permitido visitar as colegas em seus quartos.
- e) Responsabilizar-se pela higiene do próprio apartamento e mantê-lo ordenado. No piso, que é sintecado, usar somente pano úmido.
- f) Não é permitido estender roupas, colocar plantas, sapatos, bacias e outros objetos nas janelas. Ainda, não deixar vasilhas nas cozinhas.
- g) Avisar a Diretoria, em caso de doença, para assistência necessária. Se o tratamento exigir longo período, a família da pensionista será notificada para assumir, naturalmente, esta responsabilidade; e qualquer coisa diferente da rotina.
- h) Tratar as colegas e o pessoal da casa com compreensão e delicadeza.
- i) Ao sair para dormir fora do PENSIONATO ou viajar, deixar o endereço de onde vai, o número do telefone e a data de retorno, registrados no livro próprio, na portaria.
- j) Desejando deixar definitivamente o PENSIONATO, avisar com 30 (trinta) dias de antecedência, quitando os dias que permanecer no pensionato. Caso não avise com antecedência de 30 dias será cobrado integral , o mês.
- k) Pagar em dia os valores contratados.
- l) Pagamento de garagem e internet são efetuados na tesouraria.
* A pensionista que necessitar entrar no quarto de outra pensionista, deverá deixar por escrito na portaria a autorização de sua entrada no quarto.
VI – Do Horário
O horário de funcionamento do PENSIONATO é:
Ú N I C O: das 5:30 às 23:30 horas, inclusive aos domingos e feriados, sendo vedado o ingresso no Pensionato, fora deste horário. No Sábado o horário é liberado.
VII – Das Disposições Gerais
- a) A limpeza dos quartos será feita pela própria pensionista que o manterá organizado e limpo. Não é permitido deixar lixo no corredor, ou rol da lixeira. Há local para colocar sacos com lixo em cada andar.
- b) Exige-se em cada quarto uma cortina de cor branca ou bege-clara para as janelas: Medida (2×2 mt ) suporte já instalado ( trilho de alumínio);
- c) O PENSIONATO não fornecerá toalhas, lençóis, fronhas, cobertores ou travesseiros e colchão (1,88m x 0,77m);
- d) Não é permitido o acesso a pessoas que não sejam pensionistas – aos quartos (Mães ou irmãs, somente com a licença da responsável pelo pensionato)
- e) O que for quebrado ou danificado pela pensionista DEVERÁ ser indenizado, inclusive consertos no próprio quarto; Controle remoto do ar refrigerado é de responsabilidade da pensionista, se perder ou danificar, como também a troca de lâmpadas do quarto e banheiro.
- f) O namoro deve ser respeitoso e compatível com o ambiente. Não é permitido ficar na Rua, nem próximo ao portão, mesmo que seja no carro. É PERIGOSO.
- g) Respeitar o horário de silêncio, evitando fazer barulhos com o uso de aparelhos sonoros e com a própria voz.
- h) Em caso de gravidez a pensionista terá o prazo máximo de 30 dias para deixar o pensionato;
- i) Zelar pela conservação do quarto e objetos postos a seu uso. Não é permitido colocar pregos, durex, e adesivos nas portas, paredes e janelas. Na vistoria de saída será cobrada uma taxa por cada item desrespeitado.
- j) Colaborar para que as torneiras sejam devidamente fechadas. Evitar também o desperdício de luz.
- k) Sempre que se ausentar de casa deixar a janela do quarto bem fechada, e os aparelhos desligados. E nunca sair deixando velas acesas no quarto ou banheiro.
- l) É permitido passar roupa no quarto, devendo cada uma ter seu ferro elétrico automático;
- m) Não usar o tempo de trabalho dos funcionários da casa para serviços particulares.
- n) Todo lixo deve ser embalado em saco plástico. Apagar o palito de fósforo ao jogá-lo na lixeira. Antes de se retirar da cozinha, verificar se o fogão está devidamente desligado. Após 23:30 não é permitido usar o fogão. Caso necessite deve avisar ao porteiro noturno que você está usando o fogão.
- o) Avisar, por escrito, no caderno de comunicação na portaria (nunca diretamente aos funcionários), qualquer estrago ou reparo de manutenção;
- p) Sempre que necessário, a responsável pelo PENSIONATO terá acesso aos quartos.
- q) Só é permitido utilizar lâmpadas de até 60 velas (banheiro) e até 100 velas (quarto);
- r) Não é permitido colocar trincos com correntes ou semelhantes nas portas e janelas dos quartos.
- s) O PENSIONATO não se responsabiliza por objetos, valores ou dinheiro no interior do Pensionato.
- t) O INSA fará vistoria técnica ao final de cada ano em todos os ambientes, inclusive nos apartamentos.
- u) INSA fará eventualmente o uso dos espaços externos para reuniões, festas, jogos etc.
- v) A chave do quarto deve ser entregue na portaria toda vez que a pensionista sair de casa, retirando-a ao chegar. Isto facilitará o controle de ausências diurnas e noturnas, bem como a fixação de recados.
- y) Pedido de mudança de quarto deverá ser feito, por escrito, à Tesouraria.
- z) Semestralmente uma empresa faz dedetização em todos os ambientes. É obrigatório deixar a chave do quarto quando solicitado através de aviso nos elevadores, com antecedência de 04 (quatro) dias para que você deixe o quarto arrumado para a entrada do profissional acompanhado da funcionária do Pensionato.
VIII – Das VEDAÇÕES
É expressamente proibido para a pensionista:
- a) Comunicar-se através das janelas falando de um prédio para o outro. Quando necessário, usar o telefone interno.
- b) Colocar em qualquer parte do edifício, tanto interno como externo, avisos, quadros, letreiros, papéis ou outros semelhantes.
- c) Deixar lixos e outros pertences nas portas do quarto, corredores, chão da lixeira, jogar pela janela papéis e outros detritos.
- d) Colocar objetos próprios no corredor para fazer limpeza.
- e) O USO DE MICROONDAS e USO DE AR-CONDICIONADO PESSOAL
- f) É expressamente proibido, guardar no seu quarto objetos de outras pensionistas.
- g) É EXPRESSAMENTE PROIBIDO CONSUMIR BEBIDAS ALCÓLICAS NO INTERIOR DO PENSIONATO.
- h) É EXPRESSAMENTE PROIBIDO FUMAR OU PORTAR ACESO CIGARROS, CHARUTOS, ETC. EM QUALQUER RECINTO DO INSA, INCLUSIVE NO PRÓPRIO QUARTO E BANHEIRO.
HORÁRIOS PARA MUDANÇAS E ATENDIMENTOS
- As mudanças e atendimento às pensionistas devem acontecer das 08:00h ás 16:00h. Sábados, domingos, dias santos e feriados não SÃO Permitidas Mudanças nem para sair nem para entrar.
- Ao deixar o Pensionato solicitar vistoria da responsável do mesmo ou pessoa delegada por ela. Após a Verificação do nada-consta, deixar a chave na portaria.
IX – Disposição Especial
Este regulamento poderá ser alterado mediante proposta do PENSIONATO, assim como revogam-se todas as disposições contidas em regulamentos anteriores.
Ir. Sirlene Girardi
Diretora